>

segunda-feira, 8 de agosto de 2011

Tejubode continua em destaque no Brasil

Foto: Antonio Carlos
Após uma semana do encerramento da décima edição da Tejubode, o tema continua vivo e, ganha destaque no estado do Ceará e no Brasil. Quando o assunto é exposição de animais, a feira continua sendo referência no estado.

Um dos principais assuntos discutidos entre os produtores e criadores de caprinos e ovinos são as inovações e tecnologias apresentadas durante a feira, bem como os animais que se destacaram na exposição do município.
O evento deste ano causou uma repercussão positiva no meio e coloca o município de Tejuçuoca entre os maiores criadores do estado do Ceará e do Brasil. “Isso é fruto de um trabalho feito com amor, seriedade e dedicação durante esses seis anos e seis meses de gestão”, avalia o economista e prefeito, Edilardo Eufrásio.


Leia abaixo as matérias publicadas nos principais meios de comunicação do estado e do Brasil.


Cabra produz cerca de oito litros de leite em concurso
Publicado em 8 de agosto de 2011

Em Tejuçuoca uma cabra que leva nome da cangaceira Maria Bonita, mulher do famigerado Lampião, está fazendo o maior sucesso em feiras agropecuárias realizadas no Estado do Ceará. A cabra da raça Saanen já ganhou, somente este ano, cinco concursos leiteiros. O primeiro foi na Expoinverno, realizada em Fortaleza. O segundo título veio na Exposição de Santa Quitéria. A terceira vitória do animal foi na Feira de Itapajé. Em Sobral, Maria Bonita voltou a vencer o concurso.

Sua última façanha foi registrada na Feira Agropecuária de Tejuçuoca, no X Tejubode, onde o animal de propriedade do criador Ricardo Rios, da Capril Pai D´Égua, da cidade de Paraipaba, garantiu o título ao produzir 7,920 litros de leite.

Maria Bonita volta a defender o título na próxima exposição que será realizada na cidade de Itapipoca ainda este ano. "Esses concursos incentivam o surgimento de novos criadores da raça Saanen e isso é bom porque o mercado ganha novos adeptos e assim, a caprinocultura de leite fortalece o mercado consumidor", observa Ricardo Rios.

A expansão da raça no Ceará é tão grande que criadores de pequeno porte já apostam no sucesso dos negócios e começam a melhorar seus rebanhos com raças produtivas de leite.

Um dos maiores criadores de cabra leiteira no Estado, Tufir Said, já fez doação de matrizes para o projeto Bolsa Bode, pioneiro no Ceará na cidade de Tejuçuoca. Durante o X Tejubode anunciou a doação de oito machos que serão preparados para reprodução na região. "Vamos incentivar os criadores do Ceará a participarem ativamente dessa nova era na caprinocultura cearense. Tudo que estiver ao nosso alcance, iremos fazer para que o Ceará torne-se alto sustentável nesse tipo de empreendimento agropecuário", explica Tufir Said.

O prefeito de Tejuçuoca, Edilardo Eufrásio, mostra-se otimista com a chegada da raça Saanen em seu Município e anunciou que em janeiro de 2012 irá lançar um programa voltado para cabras leiteiras na cidade.

MAIS INFORMAÇÕES:
Capril Pai D´Égua
Município de Paraipaba (CE)
(85) 9973.9320
(85) 8722.5552

Veja outras matérias relacionadas

Cidade do interior do Ceará tem festa em homenagem ao bode

Tejubode atrai visitantes e movimenta cidade, a 142 km de Fortaleza.Livros, artesanato e até lingerie são feitos com o couro do animal.

Em Tejuçuoca, no Ceará, programa social distribui caprinos a jovens

Bolsa Bode, como é chamado o programa, incentiva novos criadores.
O bode tornou-se símbolo da cidade e fonte de renda para moradores.


Festa do Bode movimenta Tejuçuoca, no sertão do CE

A criação de ovinos e caprinos é o forte da economia do município.
Ceará concentra 11% do rebanho nacional de cabras e 12% de ovelhas.






0 comentários:

Postar um comentário