>

quinta-feira, 1 de novembro de 2012

Furacão Sandy deixa 54 mortos e 21 desaparecidos no Haiti e país decreta estado de emergência



O governo do Haiti decretou estado de urgência em todo o território do país por causa dos danos causados pelo furacão Sandy , que deixou 54 mortos e 21 desaparecidos no país, segundo os últimos relatórios das autoridades. Um decreto presidencial, ao qual a Agência Efe teve acesso nesta quarta-feira, declara estado de urgência. Segundo relatos, falta alimento e mais de 70% da produção agrícola do Haiti foi destruída.

A declaração, que tem uma vigência de 30 dias, está prevista por razões humanitárias na Constituição e em outras normas legislativas haitianas e foi adotada pelo presidente do país, Michel Martelly, e pelo primeiro-ministro, Laurent Lamothe, de acordo com todos os ministros.

A Direção de Defesa Civil não descarta que nos próximos dias aumente o número de mortos, dada a magnitude da catástrofe.

O Haiti se recupera pouco a pouco dos danos provocados pelo furacão enquanto diminui a quantidade de pessoas que se encontram em abrigos em praticamente todo o país, que lentamente retorna à normalidade.
As regiões mais afetadas foram o oeste e o sul, onde ainda numerosas comunidades permanecem incomunicáveis após a destruição de estradas e pontes, de acordo com as autoridades.

Em sua passagem pelo Caribe na semana passada e sua irrupção nos EUA, Sandy - ainda com status de furacão - deixou mais de uma centena de mortos e danos no valor de dezenas de bilhões de dólares.
Somente hoje a tempestade começou a se dissipar perto da região dos Grandes Lagos, na divisa entre os Estados Unidos e Canadá, após deixar um rastro de destruição nos estados da costa leste americana.
 
Ig Com EFE e BBC

0 comentários:

Postar um comentário